ESCOLA BERLAAR SANTA MARIA, 50 ANOS EDUCANDO VIDAS!

No ano de 1960, sob o governo de Madre Letícia, que na época era Vigária regional no Brasil da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar – província brasileira em consonância com a Casa Geral em Berlaar na Bélgica, foram enviadas as primeiras Irmãs para a fundação de uma casa em Londrina. Em fevereiro chegaram as Irmãs: Eunice, Marisa e Ruth, com muita disponibilidade, cheias de amor, doação e vontade de trabalhar em favor da educação e outras atividades pastorais. No ano seguinte, Irmã Ruth adquiriu um terreno e recebeu a bênção da pedra fundamental do 1º arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes e, em 09 de julho de 1961, o Instituto Santa Maria tornou-se realidade. Com algumas crianças matriculadas foram implantados o Jardim de Infância e o Curso Primário. Tempos depois o curso Ginasial. Alguns anos se passaram e a instituição passou a se chamar Escola Santa Maria, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 2004, a partir da necessidade de consolidar, fortalecer a unidade pedagógica das Escolas que são atualmente sete Unidades e difundir o carisma da entidade Mantenedora, a Congregação criou a REDE BERLAAR DE EDUCAÇÃO. Desde então, todas as escolas da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria - Província Brasileira – CISACOM – acrescentaram a palavra BERLAAR ao nome tradicional, como marca da criação da Rede, em memória à cidade belga, onde nasceu a Congregação.

A Escola Berlaar Santa Maria está em Londrina há 50 anos e vem ao longo deste tempo buscando alternativas para solidificar e vivenciar seu carisma, que se fundamenta no constante exercício das virtudes do amor, da justiça, da verdade e da fraternidade. Para tal tem tentado oferecer uma educação cidadã implicada na prática do comprometimento por ações pedagógicas que promovam benefícios coletivos ao homem e à natureza, proporcionando aos educandos e educadores uma formação integral e global, tanto na dimensão social, quanto transcendental, para que assim sejam abertos caminhos de comunicação com o outro, com a natureza, com Deus, em crescente profundidade. Em 09 de julho de 2011 completa 50 anos. É motivo de alegria e ação de graças a Deus de caminharmos vivenciando esta linda história.

Já passaram pela Escola cerca de 10.000 educandos e 400 educadores durante estes 50 anos de existência, talvez não represente uma grande parcela na cidade de Londrina, mas representa uma marca significativa para muitos londrinenses. A Escola sempre teve a direção realizada pelas Irmãs da CISACOM e até os dias de hoje passaram pela direção, 14 religiosas vindas das Minas Gerais para doar a vida em favor de crianças, adolescentes, jovens e adultos, pois “educar é coisa do coração segundo o grande educador, Dom Bosco” e educar exige a presença. Nossa gratidão pelas Irmãs, que trabalharam dando apoio umas as outras na oração, na companhia, na amizade, no trabalho e em especial a presença no dia a dia.
Para a educação integral, nada melhor que realizar a educação plena. Duas coisas são necessárias para integrar a missão educativa: a humanidade e o coração. O nosso eterno obrigado pelos ex-educandos (as) e ex-educadores (as) e ex-funcionários (as), pois eles (as) somaram com o passado e o presente os 50 anos de existência da Escola Berlaar Santa Maria, por isso estamos fechando um ciclo para abrir muita e nova história pela frente.

A Escola conta com uma natureza exuberante de muitas árvores como araucárias, Ipês e outras que são motivos de orgulho para todos nós educandos e educadores na preservação ambiental e segregação dos resíduos para serem reciclado.

Atualmente, a Escola Berlaar Santa Maria estão presentes as Irmãs Mela Aerts (Bélgica), Kedma Soares e Terezinha Dias e contamos com 25 educadores de apoio, compondo coordenadora e orientadora, secretária, tesoureira, recepção, assistente social, bibliotecária, porteiro, servidores (as) da limpeza interna e externa e 28 educadores diretos nas várias respectivas especialidades. São 300 educandos que recebem serviços educacionais por meio de anuidades e bolsas filantrópicas e a Instituição oferece Ensino regular de Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Ir. Kedma Soares – Diretora

UMA PRECE AO SENHOR DA VIDA
Senhor, do Céu e da Terra, dê-nos o dom de ensinar e aprender a cada dia com simplicidade e amor como fez o olhar da maior Educadora: Santa Maria. Faça com que a nossa alegria se estenda por todas as famílias principalmente do educando e que a compreensão seja justa para cada professor e funcionário. Que a nossa vivência Senhor, possa transcender além da Vida Religiosa os muros da convivência. Senhor Deus vem em nosso auxilio quando o projeto de ensino não for adequado, vem iluminar nossas mentes para fazermos mais o bem e empreender a criatividade. Senhor da vida, abençoe a todos nós que promovemos as crianças, os jovens e até adultos ao mundo do conhecimento e da cultura. Amém e assim seja!


Eventos em Destaque
  • Não existem eventos este mês.
Datas Comemorativas
  • Dia do Escritor - 25/7

  • Dia do Motorista - 25/7

  • Dia do Colono - 25/7
Notícias Educacionais

Copyright © 1999-2014. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso | Quem somos